Integração da luz natural em edificação de ensino superior usando a INI-C
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2023.191.07Palavras-chave:
Eficiência energética, Edificações de ensino, iluminação, INI-C, simulaçãoResumo
As edificações de ensino têm na iluminação um dos principais usos finais no consumo de energia elétrica com potencial significativo para a integração dos sistemas de iluminação natural e artificial. A Instrução Normativa Inmetro para Classificação de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas (INI-C), publicada em setembro de 2022, avalia, entre outros itens, a eficiência energética do sistema de iluminação elétrica e sua integração com a iluminação natural. O presente estudo comparou o potencial de integração da luz natural pelos métodos simplificado e de simulação conforme metodologia proposta em uma edificação de ensino superior. Concluiu-se que, embora ambos gerem a mesma classificação para o sistema de iluminação, o método de simulação resulta em áreas maiores para as zonas primárias de iluminação natural. Como estas zonas podem incluir mais de uma fileira de luminárias a partir da abertura, sugere-se que esta zona seja dividida em linhas paralelas à abertura.
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