Caracterização das técnicas construtivas em terra edificadas no século XVIII e XIX no centro histórico de São Luís (MA, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2011.71.08Resumo
O conjunto arquitetônico do centro histórico de São Luís do Maranhão, situado na região nordeste do Brasil, possui aproximadamente 5.600 imóveis tombados, sendo 1.400 inscritos, em dezembro de 1997, na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO (s.d.). O acervo arquitetônico dos séculos XVIII e XIX é constituído de sobrados (térreo para uso comercial e demais pavimentos para uso residencial), solares, construções de acabamento requintado, exclusivamente de uso residencial das famílias abastadas, e das edificações térreas onde moravam pessoas de menor poder aquisitivo. O sistema construtivo das edifi cações do centro histórico pode ser considerado misto, pois apresenta na mesma edificação paredes mestras estruturais em pedra argamassada com cal (em casos mais raros, adobe) e paredes divisórias internas confeccionadas nas técnicas de pau-a-pique (também conhecida como taipa de mão), cruz de Santo André (ao estilo da gaiola pombalina) e tabique. Portanto, a maioria das alvenarias em terra ocorre nas divisórias internas, sendo em muitos casos de intervenção substituídas por técnicas contemporâneas.Esta pesquisa estuda a tipologia das alvenarias em terra das edificações dos séculos XVIII e XIX, inseridas nas áreas de tombamento federal e estadual do centro histórico de São Luís. Pretende-se, no âmbito deste estudo, caracterizar e detalhar a tipologia das alvenarias em terra, percebendo-as a partir do momento histórico, cultural e socioeconômico em que foram produzidas. Em outros termos, pretende-se contribuir para o preenchimento de uma lacuna sobre o conhecimento científico e tecnológico dos sistemas das estruturas construídas com terra em São Luís nos séculos XVIII e XIX, o que, por sua vez, resultará em importante contributo para sua preservação e reabilitação.
Palavras-chave: técnicas construtivas tradicionais, tipologia, construções em terra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.