Mitos e verdades sobre o brise-soleil: da estética à eficiência energética
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2011.71.07Resumo
O objetivo deste artigo é discutir as dimensões estética e de efi ciência energética de sistemas de proteção solar contribuindo para a desmistifi cação da transposição metafórica do brise-soleil como um elemento pesado na composição de um edifício. Por outro lado, apresentam-se também conceitos básicos da efi ciência energética de sistemas de proteção solar. O artigo está dividido em quatro partes: inicialmente apresenta-se uma contextualização sobre a evolução compositiva dos sistemas de proteção solar. Posteriormente, caracteriza-se a dimensão estética do brise-soleil na atualidade. Verifi ca-se que existe uma relação muito estreita entre a valorização da forma dos sistemas de proteção solar e a ênfase da dimensão tecnológica na projetualidade da arquitetura em geral. Na terceira parte, caracterizam-se conceitos básicos da efi ciência energética e apresenta-se um estudo de caso da análise de viabilidade de implantação de um sistema de proteção solar em fachada oeste de um hotel na cidade de Pelotas (RS). Na última parte, apresentam-se as considerações fi nais destacando-se a necessidade de valorização das dimensões estética e de efi ciência energética dos sistemas de proteção solar no desenvolvimento de projetos de arquitetura.
Palavras-chave: proteção solar, brise-soleil, efi ciência energética,
estética.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.