O espaço percebido: em busca de uma definição conceitual
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2011.71.01Resumo
Este artigo propõe uma discussão teórica sobre o espaço, considerado o núcleo da atividade profi ssional do arquiteto. São apresentadas diferentes abordagens que investigam as maneiras como o espaço, entidade do “mundo externo”, se realiza na experiência subjetiva, o “mundo interno”. Desta forma, o texto se dirige a questões relativas à percepção, pois se fundamenta na concepção de que o espaço em si e sua percepção estão de tal forma ligados que não é possível compreendê-los separadamente. Baseando-se em contribuições oriundas da fi losofi a, psicologia e ciências sociais, o texto destaca a importância do sensório e do movimento na interação com o espaço, sempre assumindo o corpo como entidade construída culturalmente.
Palavras-chave: espaço, percepção, sensório.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.