CAMINHABILIDADE EM PEQUENAS CIDADES: COTEJAMENTO ENTRE VARIÁVEIS OBJETIVAS E OBSERVAÇÕES IN LOCO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/arq.2021.172.06

Resumen

O deslocamento ativo tem se destacado como alternativa para minimizar os problemas ocasionados pelo aumento do uso de veículos motorizados e consequentemente prover uma melhor qualidade de vida da população. Neste sentido, os pequenos centros urbanos se beneficiam de menores distâncias para deslocamentos diários a pé. Para verificar esse fenômeno, a cidade de Pitanga-PR, Brasil, foi definida como um estudo de caso. A partir de uma revisão exploratória de literatura com uma busca sistemática, identificaram-se 32 variáveis objetivas da micro escala para a mensuração da caminhabilidade. Foram agrupadas em 5 temáticas relacionais: 1. Conveniência, 2. Conforto, 3. Manutenção, 4. Segurança Pessoal e 5. Segurança ao Tráfego. Para o cotejamento entre variáveis objetivas e observações in loco foi necessária a delimitação de um recorte espacial. A partir dos dados do Plano de Mobilidade da cidade, o Setor Censitário 19 destacou-se pelo maior número de respondentes que caminhavam. A pesquisa identificou dez variáveis associadas com o volume de deslocamentos a pé. Os resultados subsidiam o debate do ambiente construído como suporte ao deslocamento a pé e podem indicar políticas públicas para tornar os pequenos centros urbanos mais sustentáveis e promover uma vida mais ativa dos moradores.

Palavras-chave: Microescala, Deslocamento ativo, Pequenas cidades.

Publicado

2021-09-21

Cómo citar

Castro, C. C. de, & Kanashiro, M. . (2021). CAMINHABILIDADE EM PEQUENAS CIDADES: COTEJAMENTO ENTRE VARIÁVEIS OBJETIVAS E OBSERVAÇÕES IN LOCO. Arquitetura Revista, 17(2), 277–295. https://doi.org/10.4013/arq.2021.172.06

Número

Sección

Artigos