USE OF MOBILE MEDIA APPLIED TO LANDSCAPE TEACHING

Authors

  • Gustavo Henrique Campos de Faria Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sara Dotta Correa Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carlos Eduardo Verzola Vaz Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Emanuele de Castro Nascimento Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4013/arq.2020.162.10

Abstract

This paper aims to investigate the use of PlantNet application as a didactic tool in the teaching of landscape design, addressing experiences of architecture and urban design students. Considering the process of  vegetation definition,this work sought to relate the collective construction of a digital database, based on augmented reality, as a structured learning process in real everyday situations. As methodological strategy, the research is classified as action-research with empirical data collection, questionnaires and participant observation.The course of the data treatment resulted of content analysis with data triangulation, which contributed to the synthesis of qualitative information, relating that to the convergences and divergences of the existing literature. As a result, it was observed that vegetation recognition tools allow new forms of teaching and learning process based on cataloging vegetation in general, stimulating students to catalogue vegetation sheets more  elaborated, based on the real structure of landscape.

Keywords: Design, Mobile Application, Teaching, PlantNet.

Author Biographies

Gustavo Henrique Campos de Faria, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em arquitetura e urbanismo pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2016), mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina ( previsão de conclusão em maio de 2020). Atualmente faz parte do Grupo de Modelagem Avançada (GMA-UFSC) que tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisas na área da computação aplicada ao planejamento, desenvolvimento e gestão do ambiente construído. Também é integrante do Laboratório de Mídias, Arquitetura e Urbanismo (labMiAU-UFSC), em que busca-se compreender o processo de midiatização na sociedade contemporânea e a sua integração com a área da arquitetura e urbanismo. As pesquisas desenvolvidas pelo grupo abordam questões relacionadas aos impactos das novas mídias na dinâmica urbana, desde a interação do usuário com o espaço público ou a gestão da cidade por meio de mídias digitais, e como estas influenciam o ensino de arquitetura e urbanismo. Possui experiência em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura da Cidade, atuando nos seguintes temas: mídias digitais, espaços públicos abertos, planejamento urbano, smart cities.

Sara Dotta Correa, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Atualmente é aluna regular do Programa de Pós de Graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFSC) na modalidade Mestrado. Participou como bolsista de pesquisa (PIBIC)  no Programas de Iniciação Científica do CNPq (2016, 2017, 2018) na área de Sustentabilidade e Desenvolvimento Tecnológico. Foi bolsista da European Commission - Programa Erasmus Mundus - tendo realizado intercâmbio acadêmico na Universidade do Algarve, Portugal (2016-2017), no curso de Arquitetura Paisagista.

?

Carlos Eduardo Verzola Vaz, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003) e mestrado (2009) e doutorado (2011) em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-Doutorado em Cidades Inteligentes pela University of Melbourne (2015). Atualmente, é docente no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisas relacionadas a utilização de tecnologias computacionais aplicadas ao ensino e projeto de arquitetura paisagística e análise pós-ocupação de espaços livres.

?

Emanuele de Castro Nascimento, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui curso técnico profissionalizante em Controle Ambiental pelo Instituto Federal Catarinense (2013) e cursa graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Published

2020-08-26

How to Cite

Faria, G. H. C. de, Correa, S. D., Vaz, C. E. V., & Nascimento, E. de C. (2020). USE OF MOBILE MEDIA APPLIED TO LANDSCAPE TEACHING. Arquitetura Revista, 16(2), 361–379. https://doi.org/10.4013/arq.2020.162.10

Issue

Section

Articles