A window to the landscape

Authors

  • Ana Renata Silva Santos Universidade Federal de Pernambuco Universidade do Porto, Portugal Centro Universitário Vale do Ipojuca UNIFAVIP | DeVry
  • Bárbara Cardoso Tenório Centro Universitário Vale do Ipojuca UNIFAVIP | DeVry
  • Helen Maria Palmeira Medeiros Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Universidade do Porto, Portugal
  • Ana Rita Sá Carneiro Ribeiro Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Vera Lucia Mayrinck de Oliveira Melo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.4013/arq.2018.142.06

Abstract

This article discusses how the architecture of a building can, through the window frame, stimulate the appreciation of the landscape and cause the viewer to engage with it. This topic is developed from the perspective of the western notion of landscape, which emerged in the 15th century through painting, by means of the representation of nature. In architecture, the window assumes the role of a frame similar to the frame of a painting, framing portions of the landscape. In this sense, the windows provide a means to understand the notion of landscape given their position of mediation between the space that is outside and inside. When framing an external scene and thus bringing it into the building, the windows allow the viewer to assign meaning to external space, perceiving it as landscape. Thus, it is through the window that nature is framed and transformed into landscape, allowing the infinite to fit in the finite, the invisible to be found in the visible and so allowing the landscape to be glimpsed between the lines of the frame. By allowing that a certain portion of nature be cut, the framework becomes the means indispensable to the perception of the landscape.

Keywords: landscape, window, framework.

Author Biographies

Ana Renata Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco Universidade do Porto, Portugal Centro Universitário Vale do Ipojuca UNIFAVIP | DeVry

Doutoranda do Programa de Doutoramento em Arquitectura da Universidade do Porto, em Portugal (início em 2016), é graduada em Arquitetura e Urbanismo (2007) e mestre em Desenvolvimento Urbano (2013) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui especialização em Gestão do Patrimônio Cultural Integrado ao Planejamento Urbano da América Latina pelo CECI, em Olinda-PE (2010) e em Conservation of Built Heritage pelo ICCROM (International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property), em Roma, Itália (2014). Atua profissionalmente na área de projeto de arquitetura, conservação urbana, patrimônio cultural e ensino de arquitetura (teoria, história, projeto e patrimônio cultural). Foi chefe da Divisão de Projetos de Preservação do Patrimônio Cultural na Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC), da Prefeitura do Recife (2013-2014). De julho de 2014 a julho de 2016 foi professora de teoria, história e projeto no Centro Universitário UNIFAVIP | DeVry, em Caruaru-PE, onde trabalha atualmente (desde agosto de 2017).

Bárbara Cardoso Tenório, Centro Universitário Vale do Ipojuca UNIFAVIP | DeVry

Professora dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores do Centro Universitário Vale do Ipojuca - UNIFAVIP DEVRY desde 2014.1. Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) do Curso Tecnólogo em Design de Interiores do UNIFAVIP Devry. Mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco - MDU/UFPE em 2013, linha de pesquisa na área de Conservação Integrada. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE em 2010.

Helen Maria Palmeira Medeiros, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Universidade do Porto, Portugal

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é doutoranda do Programa de Doutoramento em Arquitectura da Universidade do Porto, em Portugal (início em 2016). Desempenha função de arquiteta na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem, patrimônio e planejamento arquitetônico.

Ana Rita Sá Carneiro Ribeiro, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1975), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e doutorado em Arquitetura - Oxford Brookes University (1995). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Comitê Internacional de Paisagens Culturais e do Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada - CECI. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Espaços Livres Urbanos, atuando principalmente nos seguintes temas: conservaçao, Burle Marx, paisagem, patrimônio e espaco público.

Vera Lucia Mayrinck de Oliveira Melo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em ARQUITETURA E URBANISMO pela Universidade Federal de Pernambuco (1973), mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (1991) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Foi professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem cultural, morfologia e significado, rios urbanos, paisagem cultural, regeneração ambiental, paisagem, significado e representação, paisagem cultural, história, cidade do recife e paisagem cultural, patrimônio, gestão. Foi chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo a partir de janeiro de 2012 até 2013.

Published

2018-12-30

How to Cite

Silva Santos, A. R., Tenório, B. C., Medeiros, H. M. P., Ribeiro, A. R. S. C., & Melo, V. L. M. de O. (2018). A window to the landscape. Arquitetura Revista, 14(2), 163–173. https://doi.org/10.4013/arq.2018.142.06

Issue

Section

Articles