DIRETRIZES DE PROJETO REGENERATIVO: UMA REVISÃO NOS LIMITES DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Fábio Pedroso Dias Universidade Federal de Santa Catarina
  • José Ripper Kós Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4013/arq.2021.171.09

Resumo

A pesquisa observa as tendências de desenvolvimento dos modelos de universidade com o objetivo de apresentar uma proposta de planejamento fundamentada na perscpectiva do projeto regenerativo. Assim, buscou-se pensar sobre o declínio urbano, bem como quais políticas e iniciativas poderiam ser desenvolvidas para ajudar a remediar os problemas ambientais encontrados em campi e no seu entorno. A metodologia, aplicada no contexto urbano do Campus Sede da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi realizada em dois momentos. Primeiramente, com uma abordagem qualitativa e com a utilização das Guias de Projeto Regenerativo para Campus Universitário observou-se os problemas existentes no recorte do estudo. Assim, foi possível elaborar os potencias regenerativos. No segundo momento, os potenciais regenerativos obtidos foram organizados por similaridade de assunto em 10 Tópicos, configurando, dessa maneira, as diretrizes para o projeto regenerativo no Campus Trindade da UFSC. Após a aplicação da presente metodologia, concluiu-se que o conceito e a avaliação do projeto regenerativo permitem fornecer as bases a favor do alinhamento de um novo processo de desenvolvimento, o que concilia os esforços do desenvolvimento humano com a recuperação ambiental.

Palavras-chave: Projeto regenerativo, campus universitário, integração, desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

Fábio Pedroso Dias, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Passo Fundo. Durante o período de graduação, por meio de um programa de mobilidade acadêmica promovido pelo MARCA Mercosul, frequentou também a Facultad de Arquitectura, Urbanismo y Diseño da Universidad Nacional de Córdoba na Argentina. Por seu Trabalho Final de Graduação recebeu Menção Honrosa no Prêmio José Albano Volkmer, concedido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil para os melhores trabalhos de fim de graduação do período. Recebeu também o posto de Honra ao Mérito como acadêmico de melhor desempenho acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo no período de 2016/1 pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo. Atualmente é Pesquisador no Laboratório de Ecologia Urbana (LEUr) vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (PósARQ) e à Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB); atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regenerativo, campus universitário, centralidade urbana, ecologia urbana e planejamento urbano. Também desenvolve atividades como Arquiteto Urbanista e Paisagista, com habilidade para elaborar projetos de urbanismo, paisagismo, interiores e arquitetura para empreendimentos e obras em todas as etapas do projeto. No período de 2011 a 2013 atuou como Pesquisador Universitário na Universidade de Passo Fundo como bolsista do CNPq, Capes e Fapergs. Simultâneo ao período acadêmico desenvolveu atividades e práticas em escritórios de arquitetura, acompanhando a produção e execução de obras da construção civil e como desenhista de projetos arquitetônicos em AutoCAD, Sketchup e Revit; e pós-produção arquitetônica nos programas Lumion, V-Ray e Photoshop. Colaborou no quadro funcional da Construtora Bolsa Construções e Incorporações LTDA no município de Passo Fundo, no Setor de Projetos (gerenciamento de projetos) e Pós-venda (atendimento ao cliente).

José Ripper Kós, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenador do Laboratório de Ecologia Urbana (www.leur.ufsc.br), possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Arquitetura pela Tulane University, New Orleans, EUA (1991) e PhD em Tecnologia da Informação e História da Cidade - pelo Department of Architecture and Building Science da University of Strathclyde, Glasgow, Reino Unido (2003) e Pós-Doutorado no Sustainable Building Research Centre, University of Wollongong, Austrália (2014). Foi professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992-2007) e faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB-UFRJ), desde a sua criação, em 1994. Desde 2008, leciona na Universidade Federal de Santa Catarina, coordenando o Curso de Arquitetura e Urbanismo, entre 2014 e 2016 e é docente do Pós-ARQ, UFSC. De 2000 a 2003 foi Presidente da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital (SIGraDi) e integrou a diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ). Participa com frequência de comitês científicos de reconhecidos congressos internacionais na área de Arquitetura, Urbanismo e Mídias Digitais e é consultor ad-hoc do CNPq, CAPES, FAPESP, FAPERJ, FONCyT (Argentina), CONICYT (Chile), FWO Research Foundation (Bélgica). Recebeu também relevantes premiações acadêmicas, destacando-se em 2018 o prêmio Arturo Montagú da SIGraDi pela sua trajetória acadêmica e Menção Honrosa como orientador do Prêmio CAPES de Tese na área de Arquitetura e Urbanismo. Foi coordenador na UFSC na equipe brasileira/colombiana vencedora do Solar Decathlon Latin America & Caribbean 2019 e em 2012 recebeu o prêmio de terceiro lugar em Sustentabilidade orientando a equipe brasileira no Solar Decathlon Europe, 2012). Foi premiado também por projetos arquitetônicos de sua autoria: o Prêmio Anual do IAB-RJ em 2004 com a Casa em Petrópolis e, em 2014 o Prêmio Habitat Sustentável da Saint Gobain, com a Casa das Guaracemas.

Downloads

Publicado

2021-01-20

Como Citar

Dias, F. P., & Kós, J. R. (2021). DIRETRIZES DE PROJETO REGENERATIVO: UMA REVISÃO NOS LIMITES DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO. Arquitetura Revista, 17(1), 153–176. https://doi.org/10.4013/arq.2021.171.09

Edição

Seção

Artigos