DIRETRIZES DE PROJETO REGENERATIVO: UMA REVISÃO NOS LIMITES DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2021.171.09Resumo
A pesquisa observa as tendências de desenvolvimento dos modelos de universidade com o objetivo de apresentar uma proposta de planejamento fundamentada na perscpectiva do projeto regenerativo. Assim, buscou-se pensar sobre o declínio urbano, bem como quais políticas e iniciativas poderiam ser desenvolvidas para ajudar a remediar os problemas ambientais encontrados em campi e no seu entorno. A metodologia, aplicada no contexto urbano do Campus Sede da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi realizada em dois momentos. Primeiramente, com uma abordagem qualitativa e com a utilização das Guias de Projeto Regenerativo para Campus Universitário observou-se os problemas existentes no recorte do estudo. Assim, foi possível elaborar os potencias regenerativos. No segundo momento, os potenciais regenerativos obtidos foram organizados por similaridade de assunto em 10 Tópicos, configurando, dessa maneira, as diretrizes para o projeto regenerativo no Campus Trindade da UFSC. Após a aplicação da presente metodologia, concluiu-se que o conceito e a avaliação do projeto regenerativo permitem fornecer as bases a favor do alinhamento de um novo processo de desenvolvimento, o que concilia os esforços do desenvolvimento humano com a recuperação ambiental.
Palavras-chave: Projeto regenerativo, campus universitário, integração, desenvolvimento sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.