Integração da luz natural em edificação de ensino superior usando a INI-C

Autores

  • Larissa Arêdes Monteiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ludmila Cardoso Fagundes Mendes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Roberta Vieira Gonçalves de Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carolina Lemonge Amorim Universidade Federal de Minas Gerais
  • Giovanna Barreto de Souza Machado Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.4013/arq.2023.191.07

Palavras-chave:

Eficiência energética, Edificações de ensino, iluminação, INI-C, simulação

Resumo

As edificações de ensino têm na iluminação um dos principais usos finais no consumo de energia elétrica com potencial significativo para a integração dos sistemas de iluminação natural e artificial. A Instrução Normativa Inmetro para Classificação de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas (INI-C), publicada em setembro de 2022, avalia, entre outros itens, a eficiência energética do sistema de iluminação elétrica e sua integração com a iluminação natural. O presente estudo comparou o potencial de integração da luz natural pelos métodos simplificado e de simulação conforme metodologia proposta em uma edificação de ensino superior. Concluiu-se que, embora ambos gerem a mesma classificação para o sistema de iluminação, o método de simulação resulta em áreas maiores para as zonas primárias de iluminação natural. Como estas zonas podem incluir mais de uma fileira de luminárias a partir da abertura, sugere-se que esta zona seja dividida em linhas paralelas à abertura.

Biografia do Autor

Larissa Arêdes Monteiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética no Ambiente Construído da mesma instituição (LABCON/UFMG). Trabalhou como Lighting Designer na Atiaia Design (2021). Trabalhou como Lighting Designer na Iluminar Brasil (2017 a 2020). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (2016). Realizou graduação sanduíche em Arquitetura Técnica pela Universidad Europea Miguel de Cervantes (2014 a 2015). Principais áreas de interesse: Arquitetura; Iluminação; Eficiência energética e Conforto ambiental em edificações.

Ludmila Cardoso Fagundes Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG (2023), Especialista em Sistemas Tecnológicos e Sustentabilidade Aplicados ao Ambiente Construído (UFMG-2019), graduada Arquiteta e Urbanista (UFV-2012). Desenvolve pesquisas nas áreas de iluminação natural, eficiência energética e arquitetura para a saúde. Afiliada à ABDEH, Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar. Atua na área de Arquitetura Hospitalar, no Hospital Metropolitano Odilon Behrens.

Roberta Vieira Gonçalves de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Arquiteta pela UFMG, doutora em Engenharia Civil pela UFSC, com doutorado sanduíche junto à Universidade Politécnica de Madri. Professora Associada da Escola de Arquitetura da UFMG atuando no curso de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável. Coordenadora do Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética da EAUFMG. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico do CNPq de 2017 a 2019 e de 2023 a 2026. Coordenadora de projetos de pesquisa com financiamento do CNPq e da FAPEMIG. Coordenadora da revisão da NBR 15.215 - "Iluminação Natural" partes 1 a 4 junto ao CB002 da ABNT. Perita na área de Iluminação Pública. Revisora de revistas internacionais e nacionais (Energy and Buildings, Sustainable Cities and Society, Ambiente Construído, PARC, GTP, RTS, entre outras) e parecerista ad hoc de agências de fomento (CAPES, CNPq, FAPESP entre outras). Membro das associações científicas ANTAC, Associação de Tecnologia do Ambiente Construído (onde foi vice-presidente, diretora administrativa e coordenadora do GT de Conforto) e da CIE-Br, Comissão internacional de Iluminação - ramo Brasil. Atua nas áreas de iluminação natural, eficiência energética em edificações, desempenho térmico, conforto térmico, benchmarking de edificações e mudanças climáticas. Consultora em sustentabilidade, eficiência energética em edificações atuando nas áreas de Etiqueta PBE Edifica, NBR15.575 e LEED. Possui licenciatura curta em Letras pela UFMG.

Carolina Lemonge Amorim, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação interdisciplinar em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016 - 2018) e graduação em Artes Visuais (2019 - interrompida). Atuou nos Projetos de Extensão: Memorial da República Presidente Itamar Franco (2018) e Apoio Produção e Visitas Guiadas no Cine-Theatro Central (2019 - 2020). Atualmente é acadêmica do 5° período de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realiza Iniciação Científica na área de Iluminação Natural integrando o projeto de Iluminação Natural no Contexto Urbano, associado ao Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética do Ambiente Construído (LABCON EA - UFMG), como bolsista do CNPq.

Giovanna Barreto de Souza Machado, Universidade Federal de Minas Gerais

Acadêmica do 6° período de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Integrou, durante o ano de 2021, o corpo docente do Projeto de Extensão: Cursinho Popular Guimarães Rosa pelo cargo de monitora de redação. Realiza Iniciação Científica na área de Iluminação Natural integrando ao projeto de "Iluminação Natural no Contexto Urbano", associado ao Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética do Ambiente Construído (LABCON EA - UFMG). Tem interesse nas áreas de Arquitetura Vernacular, História da Arte e da Arquitetura, Patrimônio Histórico e Ambiental, Projeto de Arquitetura e Sustentabilidade, Conforto Ambiental e Eficiência Energética.

Downloads

Publicado

2024-04-08

Como Citar

Arêdes Monteiro, L., Cardoso Fagundes Mendes, L., Vieira Gonçalves de Souza, R., Lemonge Amorim, C., & Barreto de Souza Machado, G. (2024). Integração da luz natural em edificação de ensino superior usando a INI-C. Arquitetura Revista, 19(1), 106–123. https://doi.org/10.4013/arq.2023.191.07

Edição

Seção

ENTAC 2022