CAMINHABILIDADE EM PEQUENAS CIDADES: COTEJAMENTO ENTRE VARIÁVEIS OBJETIVAS E OBSERVAÇÕES IN LOCO
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2021.172.06Resumo
O deslocamento ativo tem se destacado como alternativa para minimizar os problemas ocasionados pelo aumento do uso de veículos motorizados e consequentemente prover uma melhor qualidade de vida da população. Neste sentido, os pequenos centros urbanos se beneficiam de menores distâncias para deslocamentos diários a pé. Para verificar esse fenômeno, a cidade de Pitanga-PR, Brasil, foi definida como um estudo de caso. A partir de uma revisão exploratória de literatura com uma busca sistemática, identificaram-se 32 variáveis objetivas da micro escala para a mensuração da caminhabilidade. Foram agrupadas em 5 temáticas relacionais: 1. Conveniência, 2. Conforto, 3. Manutenção, 4. Segurança Pessoal e 5. Segurança ao Tráfego. Para o cotejamento entre variáveis objetivas e observações in loco foi necessária a delimitação de um recorte espacial. A partir dos dados do Plano de Mobilidade da cidade, o Setor Censitário 19 destacou-se pelo maior número de respondentes que caminhavam. A pesquisa identificou dez variáveis associadas com o volume de deslocamentos a pé. Os resultados subsidiam o debate do ambiente construído como suporte ao deslocamento a pé e podem indicar políticas públicas para tornar os pequenos centros urbanos mais sustentáveis e promover uma vida mais ativa dos moradores.
Palavras-chave: Microescala, Deslocamento ativo, Pequenas cidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.