O novo paradigma do direito na pós-modernidade

Autores

  • Paulo Márcio Cruz Universidade do Vale do Itajaí
  • Zenildo Bodnar Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.4013/777

Resumo

Em função da emergência de novos cenários globalizados e transnacionais e do esgotamento da liberdade, enquanto paradigma do direito da modernidade, o objetivo deste artigo é estabelecer alguns elementos científicos e teóricos sobre a necessidade de se considerar o surgimento de um novo paradigma para o direito. O texto procura demonstrar que, na era pós-moderna, a sustentabilidade deverá consolidar-se como o novo paradigma indutor do direito, coabitando com a liberdade, pois, além da sua vocação para ser aplicado em escala planetária, apresenta destacada flexibilidade e operacionalidade para comportar a dialética das várias forças sociais, articulando numa via discursiva harmonizadora os mais diversos valores e interesses legítimos.

Palavras-chave: paradigma do direito, liberdade, pós-modernidade, sustentabilidade, transnacionalidade. 

Biografia do Autor

Paulo Márcio Cruz, Universidade do Vale do Itajaí

Realizou estágio Pós-Doutoral em Direito do Estado na Universidad de Alicante, Espanha; Doutor em Direito do Estado e Mestre em Instituições Jurídico-Políticas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI em seus programas de Mestrado e Doutorado em Ciência Jurídica. Foi Secretário de Estado em Santa Catarina e Vice-Reitor da UNIVALI. É professor visitante nas Universidades de Alicante, na Espanha e de Perugia, na Itália.

Zenildo Bodnar, Universidade do Vale do Itajaí

Pós Doutorado em Direito Ambiental na Universidade Federal de Santa Catarina e Pós Doutorado em Direito Ambiental pela Universidad de Alicante - Espanha. Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí. Professor nos programas de Doutorado e Mestrado em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí. Pesquisador CNPq. Juiz Federal.

Downloads

Publicado

2011-07-29

Edição

Seção

Artigos