Ut pictura ius: notas sobre alquimia, emblemas e hermenêutica radical
DOI:
https://doi.org/10.4013/rechtd.2024.162.08Resumo
O presente texto é uma ficção crítico-especulativa, um experimento de pensamento que tenta abrir alternativas para a interpretação jurídica hoje reduzida a mera técnica. Para tanto, imagino que o direito atual se desenvolveu não a partir da ciência, e sim da alquimia (seção I). Tal ficção encontra apoio na obra de Andrea Alciato, humanista e jurista italiano que criou os emblemas, os quais logo se tornariam um dos mais importantes meios de expressão da alquimia (seção II). O emblema – uma espécie de amálgama entre texto e imagem – não exige, ao contrário do símbolo, uma interpretação unívoca, prestando-se antes a uma hermenêutica criativa, impura, não-hierárquica e infinita (seção III). Dessa feita, lançando mão do método arqueológico-filosófico enunciado por Giorgio Agamben e com base nos exemplos paradigmáticos de alguns emblemas alquímicos (seção IV), proponho uma hermenêutica radical que, ao rejeitar o monopólio da interpretação do direito por parte do Poder Judiciário, se abre para uma experiência jurídico-interpretativa ao mesmo tempo democrática (seção V) e an-árquica (seção VI).
Referências
AGAMBEN, G. 2020. Che cos’è un comando? Milano, Nottempo.
_____. Homo sacer: edizione integrale (1995-2015). Macerata: Quodlibet, 2018.
_____. 2024. Il corpo della lingua: esperruquancluzelubelouzerirelu. Torino, Einaudi.
_____. 2008. Signatura rerum: sul metodo. Torino, Bollati Boringhieri.
ALCIATO, A. 1546 De verborum significatione libri quatuour. Eiusdem in tractatum eius argumenti veterum iureconsultorum commentaria. Lyon, S. Gripe.
_____. 1618. Emblemata V. Cl. Andreae Alciati cu. Imaginibus plerisque restitutis ad mentem Auctoris. Adiecta compendiosa explicatione Claudij Minois Divisionensis et notulis extemporarijs Laurentij Pignorii Patavini. Pádua, Ed. Paolo Tozzi.
ALVARENGA, J. 2016. A poética da substância: procedimentos da alquimia em artistas contemporâneos. Belo Horizonte, Relicário.
ARISTÓTELES. 2019. De anima/Sobre el alma. Ed. e trad. José Manuel García Valverde. Madrid, Consejo Superior de Investigaciones Científicas.
AUGSBERG, I.; LADEUR, K-H. 2010-2011. The letter kills, but the spirit gives life”? On the relevance of jewish concepts of law for postmodern legal theory. Journal of Law and Religion, XXVI(2):427-467.
BALAVOINE, C. 1982. Les Emblèmes d’Alciat: sens et contresens. In: GIRAUD, Yve (ed.). L’emblème à la renaissance. Actes de la journée d’études du 10 mai 1980. Société Française des Seiziémistes, pp. 49-59.
BAUMGARTEN, E.; CHAJES, J. H. 2022. Visual kabbalah in the italian renaissance: The booklet of kabbalistic forms. The Vatican Library Review, 1:91-145.
BLAKE, W. 1790. The marriage of heaven and hell. Manuscrito original iluminado de 1790. Disponível em: <https://archive.org/details/the-marriage-of-heaven-and-hell/mode/2up>.
BOYARIN, D. 2009. Socrates and the fat rabbis. Chicago, University of Chicago.
BRACERO, J. U. 2001. Alciato y el poder de la palabra: poesía, retórica y jeroglíficos. Anuario de Estudios Filológicos, XXIV:437-451.
CLASTRES, P. 2013. Archéologie de la violence: la guerre dans les sociétés primitives. La Tour d’Aigues, Éditions de l’Aube.
CORAS, J. de. 1558. Altercacion, en forme de dialogue, de l’empereur Adrian et du philosophe Épictète, contenant soixante et treze questions et autant de réponses, rendu de latin en françois par Jean de Coras, aveq la paraphrase du même. Toulouse, Antoine Andre. Disponível em: <https://www.bvh.univ-tours.fr/Consult/consult.asp?numtable=B861946101%5FD3463&numfiche=149&mode=3&ecran=0&offset=36>.
CORPUS IURIS CIVILIS. 1928. Editio stereotypa quinta decima. Volumen primum. Institutiones. Recognovit: Paulus Krueger. Digesta. Recognovit: Theodorus Mommsen. Retractavit: Paulus Krueger. Berolini, Weidmannos.
DELEUZE, G. 1990. Pourparlers (1972-1990). Paris, Éditions de Minuit.
FLUSSER, V. 2015. Vampyroteuthis infernalis: un traité, suivi d’un rapport de l’institut scientifique de recherche paranaturaliste. Bruxelles, Zones Sensibles.
FOUCAULT, M. 1969. L’archéologie du savoir. Paris, Gallimard.
_____. 1966. Les mots et les choses: une archéologie des sciences humaines. Paris, Gallimard.
FOUCAULT, M. 1972. Sur la justice populaire. Débat avec les maos. In: FOUCAULT, Michel. Dits et écrits I (1954-1975). Paris, Gallimard, pp. 1208-1237.
GABRIELE, M. 2009. Introduzione. In: ALCIATO, Andrea. Il libro degli emblemi: secondo le edizioni del 1531 e del 1534. Trad. Mino Gabriele. Milano, Adelphi, pp. XIII-LXXII.
GERARDIN, L. 1972. L’alchimie. Paris, Bibliothèque de L’Irrationel.
GINZBURG, C. 1989. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Trad. Federico Carotti. São Paulo, Companhia das Letras.
GOETHE, J. W. von. 1952. Naturwissenschaftlische Schriften. Vol. II. Ed. Ernst Beutler. Zürich, Artemis.
GOODRICH, P. 2015. Legal emblems and the art of the law: obiter depicta as the vision of governance. Cambridge, Cambridge University.
HÄBERLE, P. 1975. Die offene Gesellschaft der Verfassungsinterpreten: Ein Beitrag zur pluralistischen und „prozessualen“ Verfassungsinterpretation. Juristen Zeitung, 10:297-305.
HOBBES, T. 1965. Leviathan. Reprinted from the edition of 1651. Oxford, Oxford University.
HORAPOLO. 1991. Hieroglyphica. Ed. Jesús María Gonzáles de Zárate. Madrid, Akal.
HORÁCIO. 1984. Arte poética. Ed. R. M. Rosado Fernandes. Lisboa, Inquérito.
KELSEN, H. 2008. Reine Rechtslehre: Einleitung in die rechtswissenschaftliche Problematik. Studienausgabe der 1. Auflage 1934. Ed. Matthias Jestaedt. Tübingen, Mohr Siebeck.
LEAL, P. G. 2011. Escritas filosóficas: sobre a confusão entre emblemas e hieróglifos. In: MOLINA, Rafael Zafra; LÓPEZ, José Javier Azanza (coords.). Emblemática trascendente: hermenéutica de la imagen, iconologia del texto. Pamplona, Sociedad Española de Emblemática/Universidad de Navarra, pp. 373-386.
LEIBNIZ, W. G. 1960. Die philosophischen Schriften von Gottfried Wilhelm Leibniz. Vol. VII. Ed. Carl Immanuel Gerhardt. Hildesheim, Olms.
LINDQVIST, S. 1997. “Exterminate all the brutes”: one man’s odyssey into the heart of darkness and the origins of european genocide. New York, The New Press.
LUCK, G. 2023. Arcana mundi: magia y ocultismo en el mundo griego y romano. Trad. Elena Gallego Moya e Miguel E. Pérez Molina. Madrid, Alianza.
LUHMANN, N. 1972. Rechtssoziologie. 2 vols. Reinbek, Rowohlt.
MAIER, M. 2016. La fuga de Atalanta. Trad. María Tabuyo y Agustín López. Girona, Atalanta.
MATOS, A. S. de M. C. 2023. A an-arquia que vem: fragmentos de um dicionário de política radical. São Paulo, sobinfluencia.
_____. 2024. Contra/políticas da alquimia. São Paulo, sobinfluencia.
_____. 2013. Kelsen e a violência: uma leitura crítica das “limitações” da teoria pura do direito. In: OLIVEIRA, Júlio Aguiar de; TRIVISONNO, Alexandre Travessoni Gomes (orgs.). Hans Kelsen: teoria jurídica e política. Rio de Janeiro, Forense, pp. 253-279.
_____. 2020. Representação política contra democracia radical: uma arqueologia (a)teológica do poder separado. Belo Horizonte, Fino Traço.
MATOS, A. S. de M. C.; SOUZA, J. K. de S. 2019. The structural persistence of nazism in contemporary legal theory and its impact on brazilian legal interpretation.Archiv für Rechts- und Sozialphilosophie, 105(4):484-507.
MENESTRIER, C.-F. 1662. L’art des emblemes. Lyon, Benoist Coral.
MIEDEMA, H. 1968. The term Emblema in Alciati. Journal of Warburg and Courtauld Institutes, XXXI:234-250.
PATAI, R. 2009. Os alquimistas judeus. Trad. Maria Clara Cescato e Diana Souza Pereira. São Paulo, Perspectiva.
PRAZ, M. 2014. Emblema, impresa, epigramma, concetto. In: PRAZ, Mario. Studi sul concettismo: emblema, impresa, epigramma, concetto. Milano, Abscondita, pp. 13-50.
ROUILLE, G. 1570. Alenconiensis causidici in legibus licentiati justicie atque in iusticie descriptionum copendium. Paris, Chevallus.
SCHOLEM, G. 1984. Judaica 4. Ed. Rolf Tiedemann. Frankfurt-am-Main, Suhrkamp.
SCHÜRMANN, R. 1982. Le principe d’anarchie: Heidegger et la question de l’agir. Paris, Seuil.
VALENTINO, F. B. 1998. Le dodici chiave della filosofia. Ed. Eugène Canseliet. Trad. Paolo Lucarelli. Roma, Mediterranee.
VIRGÍLIO. 2004. Bucólicas. Trads. Raimundo Carvalho e Odorico Mendes. Belo Horizonte, Crisálida.
VOLKMANN, L. 1962. Bilderschriften der Renaissance: Hieroglyphik und Emblematik in ihren Beziehungen und Fortwirkungen. Leipzig, Nieuwkoop.
WITHER, G. 1635. A collection of emblemes ancient and moderne. London, Allot.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) acima explicitadas.