Abordagens metodológicas híbridas para o mapeamento do consumidor discursivo nas práticas midiáticas

Eliza Bachega Casadei

Resumo


O objetivo do presente artigo é apresentar uma proposta metodológica híbrida para pesquisas que tenham como objetivo analisar como é construído um lugar discursivo para o consumidor nas práticas midiáticas a partir do mapeamento das estratégias utilizadas na esfera da produção. Ela pressupõe a articulação de quatro pontos de vista diferentes: a dos campos desaber (que delineia as formações discursivas presentes no desenho do lugar do consumidor no discurso), a da narrativa (que analisa os modos como o consumidor se torna um actantedo relato), a da retórica (que analisa as mobilizações do ethos e do pathos do discurso) e a estilística (o modo como isso se materializa em técnicas de composição específicas).

Palavras-chave


metodologia, discurso, consumidor.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Locations of visitors to this page