Cooperativismo e Economia Solidária: a constituição de uma Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos em São Joaquim (SC)
DOI:
https://doi.org/10.4013/otra.2016.1019.03Resumen
Este artigo tem por objetivo analisar as percepções de sujeitos envolvidos na constituição de uma cooperativa de trabalho de catadores de resíduos sólidos do município de São Joaquim, SC. O trabalho foi realizado por integrantes da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade do Planalto Catarinense (ITCP/Uniplac), programa permanente de extensão, cuja missão é incubar e oferecer apoio técnico a Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) existentes ou que vierem à luz na região do Planalto Catarinense. Esta pesquisa de abordagem qualitativa é uma pesquisa de campo que coletou dados por meio de entrevistas semiestruturadas feitas com três catadores e três parceiros apoiadores; destes últimos, um é representante do poder público local e os outros dois, parceiros que atuam no Consórcio Intermunicipal da Serra Catarinense (CISAMA). Os resultados alcançados indicam o papel fundamental do poder público e da base jurídica para a formação da cooperativa; o difícil contexto dos catadores e as dificuldades que permeiam a formação da cooperativa; a importância das entidades de apoio neste processo; e a compreensão da cooperativa como um trabalho coletivo democrático.
Palavras-chave: cooperativa, catadores de resíduos sólidos, Economia Solidária.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta revista ofrece acceso libre inmediato a su contenido, siguiendo el principio de que La disponibilización gratuita del conocimiento científico al público proporciona mayor democratización mundial del conocimiento.