A notícia contada, explicada e conversada: colaboração e mediação no jornalismo praticado em podcast no Brasil

Felipe Moura de Oliveira, Barbara Nickel, Janaína Kalsing

Resumo


De abrangência inicialmente limitada, os podcats jornalísticos têm sua popularidade impulsionada no Brasil a partir de 2019 quando, por exemplo, o Portal G1 lança seus programas. Até então, produções independentes como o podcast Mamilos lideravam rankings de audiência no segmento. Neste artigo, partimos de dados coletados em redes sociais digitais durante a construção da pauta de um episódio do podcast Mamilos com o objetivo de compreender como se dá a colaboração entre produtores e ouvintes. Preliminarmente, a suspeita é que o podcast favorece ao jornalismo a função de “mediação qualificada” (REFERÊNCIA 1, 2018; 2019) e, consequentemente, ao “encontro” dialógico (RESENDE, 2009). O limite, no entanto, transcende o formato; reside na necessidade de revisão do campo sobre práticas convencionais com vistas a uma formação que permita ao jornalista exercê-la plenamente.

Palavras-chave: Jornalismo. Podcast. Mediação qualificada.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4013/fronteiras.v22i3.20608



ISSN: 1984-8226 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022-750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122
Projeto gráfico: Jully Rodrigues
 
 
 
 
 
   
Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo