Princípios e recursos da continuidade narrativa na serialidade dos comics de super-heróis
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2019.213.11Resumo
O presente artigo apresenta o conceito de continuidade narrativa como central para pensar um modo de serialidade que é principalmente explorado nos comics de super-heróis norte-americanos. A continuidade é aqui pensada como a necessidade lógica de conhecimento prévio da relação entre elementos narrativos presentes em duas ou mais histórias, a qual só se compreende a posteriori por acionamento desse conhecimento em processos contínuos de leitura e de apreciação de formatos seriados – especialmente aqueles estruturados em saga. Em seguida, explica-se porque tal concepção de continuidade é central para os estudos de comics de super-heróis, ensaiando-se os modos de sua aplicação nesse contexto.
Palavras-chave: Comics. Continuidade. Serialidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.