Gêneros jornalísticos no ensino-aprendizagem da escrita: da entrevista ao perfil

Agnes Francine de Carvalho Mariano

Resumo


O objetivo deste artigo é comparar a organização tópica da fala e da escrita numa atividade de produção de texto realizada com estudantes de Jornalismo, que envolveu simultaneamente o gênero “entrevista” e o gênero “perfil”. Nessa investigação, buscaremos descrever e analisar alguns modos de dialogia experimentados por esses estudantes na passagem de uma modalidade de uso da língua para a outra. Tentaremos observar como se dá a apropriação desses gêneros quando convertidos em gêneros escolares e as implicações, em processos de aquisição da escrita, da associação entre escrita e oralidade.

Palavras-chave: entrevista, perfil, gêneros.


Texto completo: PDF



ISSN: 1984-8226 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022-750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122
Projeto gráfico: Jully Rodrigues


Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo