O silogismo da propriedade hegeliana e o individualismo possessivo de C.B. Macpherson
DOI:
https://doi.org/10.4013/1005Resumo
Consoante ao que vem preceituado no Comentário ao § 181 da Enciclopédia, o silogismo é o fundamento essencial de todo o verdadeiro; assim, não se poderia pensar a propriedade, objeto deste estudo, sem se adotar a forma do silogismo. Esta pesquisa enfoca o tema da propriedade, sobretudo a partir da teoria do individualismo possessivo de Macpherson, segundo o seu livro A teoria política do individualismo possessivo, e o silogismo da propriedade em Hegel, conforme ela é exposta em sua Filosofi a do Direito, na Introdução (§§ 1-33) e na primeira parte dedicada ao Direito Abstrato (§§ 33-104). O objetivo é apresentar o modelo e a metodologia que legitimam a teoria da propriedade moderna, ou seja, o problema é: como o modelo contratualista e a sua metodologia atomista são criticados por Hegel e Macpherson? Qual é a estratégia metodológica hegeliana para suprassumir o individualismo possessivo moderno? A pesquisa reconstrói, primeiramente, a teoria do individualismo possessivo segundo Macpherson, com a finalidade de fazer um diagnóstico da propriedade nas sociedades modernas ocidentais. Após, apresenta o silogismo da propriedade hegeliana, considerando em que medida Hegel assume e suprassume o conceito de propriedade. E, para concluir, retoma Macpherson para mostrar que a propriedade, para além de um tema econômico, é um problema político: A democracia da propriedade constitui-se no desafio para o futuro da humanidade.
Palavras-chave: propriedade, individualismo possessivo, silogismo da propriedade,
democracia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.