Representações sociais de alunas de pedagogia sobre suas trajetórias escolares

Rita de Cássia Pereira Lima, Maria Cristina S.G. Fernandes

Resumo


O objetivo do trabalho é analisar as representações sociais de alunas de Pedagogia sobre suas trajetórias escolares. A pesquisa fundamenta-se na teoria moscoviciana das representações sociais e em estudos sociológicos referentes a trajetórias. Solicitou-se que 26 alunas de um curso de Pedagogia escrevessem uma redação intitulada “Minha trajetória escolar” e preenchessem um questionário de perfil. As narrativas foram submetidas ao programa informático Alceste (Analyse Lexicale par Contexte d’un Ensemble de Segments de Texte), que dividiu o material em cinco classes, reagrupadas em três temas, devido à aproximação de significados: Tema 1 - A escola vivida; Tema 2 - Interações sociais no contexto escolar; Tema 3 - O ingresso no Ensino Superior: desafios e sonhos. Os resultados indicaram trajetórias marcadas pela idéia de superação, observada nas diferentes etapas da escolarização. Percebeu-se uma construção social que relaciona o sucesso escolar às condições pedagógicas e estruturais da escola, à situação socioeconômica e cultural da família e ao ensino superior como realização de um sonho de ascensão social.

Palavras-chave: representações sociais, trajetórias escolares, pedagogia, programa Alceste.

Texto completo: PDF



ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219
Projeto gráfico: Jully Rodrigues




Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo