O fenômeno bullying ou vitimização entre pares na atualidade: definições, formas de manifestação e possibilidades de intervenção

Autores

  • Carolina Lisboa
  • Luiza de Lima Braga
  • Guilherme Ebert

DOI:

https://doi.org/10.4013/4914

Resumo

O presente artigo apresenta uma revisão crítica da literatura acerca do conceito e de estudos realizados sobre o fenômeno bullying ou vitimiza­ção entre pares na escola. Em primeiro lugar, apresenta-se uma definição do construto bullying, salientando-se problemas de tradução e outros termos usados para definir este tipo de violência em outras culturas e na língua por­tuguesa. Enfatiza-se, nesta primeira parte do artigo, a perspectiva teórica que se adota para análise do fenômeno. Em seguida, explicam-se e detalham-se as formas de manifestação do bullying protagonizado ou sofrido por crian­ças e adolescentes, as diferenças de gênero percebidas e os papéis sociais na dinâmica do bullying estudados por alguns autores. Apresentam-se, ain­da, fatores de risco envolvidos no processo de bullying tanto como possíveis causas ou desencadeadores desse fenômeno, quanto como consequências dele. Por fim, retomam-se pontos apresentados e focaliza-se a problemática do bullying e suas proporções no contexto atual. A partir disso, sugerem-se, para discussão e reflexão, algumas ideias sobre formas de prevenção e inter­venção desse tipo de comportamento agressivo.

Palavras-chave: bullying, definições, fatores de risco, intervenção.

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Publicado

2021-05-30

Edição

Seção

Artigos