Perspectiva meta: integração e colocação em foco das unidades linguísticas

Autores

  • Luís Barbeiro Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2020.183.12

Resumo

A Leitura Detalhada (LD) constitui uma atividade do programa Ler para Aprender, que coloca em foco unidades linguísticas selecionadas, solicitando a sua identificação e aprofundando o conhecimento sobre elas e as relações que estabelecem. O objetivo do presente estudo é caracterizar a atividade em relação à ativação e ao aprofundamento do conhecimento metalinguístico. O enquadramento teórico é constituído pela perspectiva que atribui à consciência metalinguística um papel relevante para o desenvolvimento linguístico. A consciência das escolhas e do seu alcance semiótico pode emergir na interação discursiva que ocorre durante a LD. Nessa interação, as unidades linguísticas podem ser referidas e caracterizadas quanto às suas propriedades sistémicas e funcionais, mobilizando o conhecimento metalinguístico. Metodologicamente, registrou-se a interação entre professor e alunos (5.º ano de escolaridade) e efetuou-se a sua análise quanto à referência metalinguística, aos termos utilizados e às propriedades explicitadas pelos professores e alunos. Os resultados mostram que a LD apresenta um grau elevado de atividade metalinguística, a qual pode ser orientada para a aprendizagem do conhecimento metalinguístico, para além das potencialidades em relação à consciencialização dos reflexos da escolha de recursos linguísticos específicos para a construção dosignificado, habitualmente associadas à LD.

Palavras-chave: Conhecimento metalinguístico; Leitura Detalhada; Ler para Aprender.

Biografia do Autor

Luís Barbeiro, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria

Luís Barbeiro is a professor at the Polytechnic Institute of Leiria, School of Education and Social Sciences, and a senior researcher at the Centre for Studies of General and Applied Linguistics (CELGA/ILTEC). The key topics of his research are: literacy, writing development, language diversity, metalinguistic consciousness, and learning Portuguese as a foreign language.

Downloads

Publicado

2020-11-04