Práticas de leitura de compreensão responsiva ativa e letramento crítico em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio

Autores

  • Rosivaldo Gomes Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá (DEPLA/UNIFAP)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2020.183.11

Resumo

Neste texto, discutimos como a leitura é trabalhada em duas coleções de livros didáticos de língua portuguesa aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio, edição 2015. O estudo fundamenta-se em discussões sobre modelos de leitura, na noção de leitura como atividade responsiva ativa e crítica a partir das teorizações bakhtinianas e dos estudos do letramento crítico. Metodologicamente, a pesquisa configura-se como documental, situada no campo da Linguística Aplicada e voltada para questões relativas ao ensino-aprendizagem de português como língua materna. O corpus foi gerado a partir de consultas às resenhas de duas coleções de livros didáticos, do mapeamento das concepções/modelos de leitura nas obras e de excertos de atividades de leitura. Os resultados mostram que, mesmo timidamente, os LDP analisados apresentam algumas atividades e questões de leitura que possibilitam trabalhar esse objeto como uma prática social que também se configura como um ato responsivo/responsável ativo-crítico, apesar de ser encontrado um número significativo de atividades centradas em aspectos cognitivos/metacognitivos.

Palavras-chave: Leitura; Livro didático; Letramento crítico.

Biografia do Autor

Rosivaldo Gomes, Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá (DEPLA/UNIFAP)

Doutor em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens e Educação Linguística. Realizou estágio de Pós-doutorado pelo Departamento de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá, na área de Educação e formação de professores.Atualmente está realizando estágio de Pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas (PPGDAP/UNIFAP), com pesquisa voltada para materiais didáticos impressos de divulgação/popularização científica de educação ambiental para educação infantil. Graduado em Letras Português e Literatura pela Universidade Federal do Amapá. É professor Adjunto II de Língua Portuguesa e Didática das Línguas do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá e do Programa de Mestrado em Letras (PPGLET/UNIFAP), pesquisando sobre educação bilíngue, praticas de letramentos no ensino de Português como LE/L2 e Língua Materna, formação de professores e agir professoral, letramento acadêmico e práticas de leitura e escrita no contexto escolar.

Downloads

Publicado

2020-11-04