Argumentação e produção de texto: desafios e possibilidades no Ensino Médio

Autores

  • Bárbara Olímpia Ramos de Melo Universidade Estadual do Piauí
  • Simone Rego Fontinele Universidade Estadual do Piauí

Resumo

Este trabalho fundamenta-se em estudos da Linguística, objetivando analisar a sequência argumentativa em textos produzidos por alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Teresina-PI, após aplicação de uma sequência didática – SD. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa constitui-se como estudo documental de cunho analítico, descritivo e quantitativo. A parte metodológica da investigação ocorreu com o apoio da aplicação do procedimento SD, proposto por Schneuwly, Dolz e Noverraz e a adaptação a partir de Costa-Hubes e Simioni. Foram aplicadas como propostas de produção inicial e final aos alunos as redações do ENEM (2014 e 2015). O referencial teórico concentra-se em Bakhtin, Schneuwly et al. e Adam, principalmente. Após a intervenção com a aplicação da SD, partiu-se para a fase de análise dos dados. Nesta etapa, os textos foram analisados considerando a categoria da sequência argumentativa proposta por Adam. A análise dos 30 textos elaborados pelos 15 alunos revelou que os resultados da produção final foram melhores do que aqueles da produção inicial. Constatou-se também que as dificuldades enfrentadas pelos alunos na produção inicial, referentes ao ato de escrever, podem ser superadas através da aplicação da sequência didática adequadamente situada em relação aos propósitos teórico-metodológicos.

Palavras-chave: ensino da escrita, argumentação, gênero artigo de opinião.

Biografia do Autor

Bárbara Olímpia Ramos de Melo, Universidade Estadual do Piauí

DOUTORA EM LINGUÍSTICA E DOCENTE DA GRADUAÇÃO DO MESTRADO EM LETRAS PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Simone Rego Fontinele, Universidade Estadual do Piauí

GRADUADA EM LETRAS-PORTUGUÊS PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

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Publicado

2017-05-25

Como Citar

de Melo, B. O. R., & Rego Fontinele, S. (2017). Argumentação e produção de texto: desafios e possibilidades no Ensino Médio. Calidoscópio, 15(3), 477–489. Recuperado de http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.07