Let’s be for real? A reconfiguração de atividades pedagógicas liderada por alunos na sala de aula de inglês como língua adicional

Laura Knijnik Baumvol, Pedro de Moraes Garcez

Resumo


Este trabalho examina duas ocorrências de reconfiguração de atividades pedagógicas instrucionais na fala-em-interação de sala de aula de inglês como língua adicional. A partir da perspectiva teórico- -metodológica da Análise da Conversa Etnometodológica, analisou-se um corpus de treze horas de registros audiovisuais, gerados em uma turma de nível intermediário em um curso livre de idiomas. O exame microinteracional das reconfigurações da atividade pedagógica permitiu concluir que o fenômeno envolve: (1) uma ação deflagradora de natureza desafiliativa ou de desalinhamento, realizada por um participante que não detém o mandato institucional; (2) um novo alinhamento conjunto dos interagentes, evidenciado pelas ações que passam a realizar e pela exibição de sinais multimodais; (3) mudanças na organização da fala-em-interação e na estrutura de participação, deixando de ocorrer a pré-alocação dos turnos ou orquestração da atividade pedagógica por um dos participantes; (4) a afiliação dos interagentes com a posição tomada por quem produziu a ação deflagradora da reconfiguração e o estabelecimento de colaborações; e (5) um complexo e intenso trabalho interacional realizado pelos participantes, que mobilizam competências linguísticas e interacionais e renegociam localmente diferentes categorias de pertencimento. A investigação realizada permite concluir que uma orientação rígida do professor para a meta-fim institucional pode impedir que as contribuições dos alunos sejam aceitas e que eles realizem ações relevantes por meio do uso da língua adicional. Pretende-se contribuir para os estudos na área da educação e da linguagem, a partir de uma reflexão quanto à necessidade de desenvolvimento de habilidades docentes que se adaptem às situações locais e contingentes de cada atividade pedagógica, que estejam abertas para as potenciais habilidades linguísticas e interacionais que podem emergir e que incluam objetos de aprendizagem não previstos no planejamento pedagógico.

Palavras-chave: atividade pedagógica, fala-em-interação de sala de aula, participação, tarefa pedagógica.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues

 

SCImago Journal & Country Rank