O léxico do trânsito do Rio de Janeiro: estudo da anotação de um corpus de reportagens aéreas do rádio
Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre o léxico do domínio “trânsito”, realizado por meio da anotação manual de um corpus de transcrições de reportagens aéreas sobre o trânsito, transmitidas em rádios da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo da anotação é observar, de maneira sistemática, palavras e expressões usadas pelos repórteres aéreos ao se referir às diferentes situações do trânsito. O corpus é composto pela transcrição de 17 reportagens de quatro repórteres aéreos em seis rádios FM do Rio de Janeiro. As transcrições foram manualmente anotadas quanto às categorias e subcategorias do domínio “trânsito”, desenvolvidas ao longo da pesquisa, utilizando uma ferramenta de anotação, o Etiquet(H)AREM, especialmente adaptada para esse fim. Os resultados não só reforçam o imenso potencial da anotação como forma de estudo e de descrição de porções da língua, como também sistematizam um léxico de um gênero (reportagem aérea), ainda não estudado, com categorias do domínio “trânsito” e com informações que possibilitam a projeção futura das condições do tráfego em seus aspectos espacial, temporal e situacional.
Palavras-chave: corpus, anotação lexical, repórter aéreo, trânsito, rádio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.