Moodle como um ambiente de aprendizagem amplo e útil

Autores

  • Carmen Luján-García Department of Modern Languages-Universidad de Las Palmas de Gran Canaria
  • Soraya García-Sánchez Department of Modern Languages-Universidad de Las Palmas de Gran Canaria

Resumo

Este estudo apresenta dados atualizados sobre a evolução do Moodle, que foi inicialmente visto como uma plataforma de e-learning a tornar-se um ambiente de aprendizagem amplo (Pervasive Learning Environment), com suas múltiplas possibilidades para os estudantes do ensino superior e para os professores. Uma pesquisa anônima on-line foi realizada com 100 estudantes de diferentes graus e 32 professores de diferentes áreas, a fim de conhecer as suas opiniões sobre a utilidade e a melhoria da plataforma de aprendizagem virtual da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), Espanha. Os resultados mostram que esse Sistema de Gestão de Aprendizagem (SGA) ainda está sendo considerado como um recurso motivador para apoiar a instrução face a face. Contudo, também foi apontado que, atualmente, esse sistema incentiva a construção do conhecimento, a aprendizagem estendida e a interação construtiva entre os seus participantes.

Palavras-chave: Moodle, ICT, ambiente de aprendizagem estendida, educação superior.

Biografia do Autor

Carmen Luján-García, Department of Modern Languages-Universidad de Las Palmas de Gran Canaria

Assistant teacher, PhD at the Department of Modern Languages.

Soraya García-Sánchez, Department of Modern Languages-Universidad de Las Palmas de Gran Canaria

Assistant teacher, PhD at the Department of Modern Languages.

Downloads

Publicado

2015-12-03

Como Citar

Luján-García, C., & García-Sánchez, S. (2015). Moodle como um ambiente de aprendizagem amplo e útil. Calidoscópio, 13(3), 376–387. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2015.133.09