Moodle como um ambiente de aprendizagem amplo e útil
Resumo
Este estudo apresenta dados atualizados sobre a evolução do Moodle, que foi inicialmente visto como uma plataforma de e-learning a tornar-se um ambiente de aprendizagem amplo (Pervasive Learning Environment), com suas múltiplas possibilidades para os estudantes do ensino superior e para os professores. Uma pesquisa anônima on-line foi realizada com 100 estudantes de diferentes graus e 32 professores de diferentes áreas, a fim de conhecer as suas opiniões sobre a utilidade e a melhoria da plataforma de aprendizagem virtual da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), Espanha. Os resultados mostram que esse Sistema de Gestão de Aprendizagem (SGA) ainda está sendo considerado como um recurso motivador para apoiar a instrução face a face. Contudo, também foi apontado que, atualmente, esse sistema incentiva a construção do conhecimento, a aprendizagem estendida e a interação construtiva entre os seus participantes.
Palavras-chave: Moodle, ICT, ambiente de aprendizagem estendida, educação superior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.