Desnotícia: as escolhas lexicais na construção do efeito de sentido humorístico

Autores

  • Ana Cristina Carmelino Universidade Federal do Espírito Santo
  • Karine Silveira Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este artigo reflete sobre como o léxico, especialmente o que compõe expressões nominais referenciais, atua na constituição de textos humorísticos. Desse modo, buscamos não só mostrar que os processos de seleção lexical, quando aliados a fatores externos ao texto, consistem em uma técnica de gerar comicidade, mas também fornecer um mecanismo eficaz de produção de humor. Para isso analisamos desnotícias, textos cômicos que parodiam notícias e são postados no site Desciclopédia, com base na perspectiva sociocognitiva interacional e em algumas teorias do humor (teoria da superioridade, teoria da catarse e teoria da incongruência). Partimos do pressuposto de que o uso do léxico em processos de recategorização referencial consiste em uma atividade discursiva, na qual o sujeito opera sobre o material linguístico fazendo escolhas significativas para expressar suas intenções.

Palavras-chave: léxico, expressão referencial, humor, desnotícia.

Biografia do Autor

Ana Cristina Carmelino, Universidade Federal do Espírito Santo

Bacharel e Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP-Araraquara). Mestre e doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma universidade. É professora adjunta II do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFES. Desenvolve pesquisas nas áreas de Linguística do Texto e do Discurso e Retórica, principalmente sobre os temas: texto, discurso, referenciação, argumentação, gênero textual e humor. É líder do grupo de pesquisa GETHu – Grupo de Estudos de Textos Humorísticos (CNPq). Dentre as suas publicações destacam-se a organização dos livros Nos caminhos do texto: atos de leitura (2007) e A linguagem do humor: diferentes olhares teóricos (2009).

Karine Silveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2013-12-13

Como Citar

Carmelino, A. C., & Silveira, K. (2013). Desnotícia: as escolhas lexicais na construção do efeito de sentido humorístico. Calidoscópio, 11(3), 250–258. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2013.113.03