Desnotícia: as escolhas lexicais na construção do efeito de sentido humorístico
Resumo
Este artigo reflete sobre como o léxico, especialmente o que compõe expressões nominais referenciais, atua na constituição de textos humorísticos. Desse modo, buscamos não só mostrar que os processos de seleção lexical, quando aliados a fatores externos ao texto, consistem em uma técnica de gerar comicidade, mas também fornecer um mecanismo eficaz de produção de humor. Para isso analisamos desnotícias, textos cômicos que parodiam notícias e são postados no site Desciclopédia, com base na perspectiva sociocognitiva interacional e em algumas teorias do humor (teoria da superioridade, teoria da catarse e teoria da incongruência). Partimos do pressuposto de que o uso do léxico em processos de recategorização referencial consiste em uma atividade discursiva, na qual o sujeito opera sobre o material linguístico fazendo escolhas significativas para expressar suas intenções.
Palavras-chave: léxico, expressão referencial, humor, desnotícia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.