A escrita colaborativa por meio do uso de ferramentas digitais: ressignificando a produção textual no contexto escolar

Autores

  • Petrilson Alan Pinheiro UFMS

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a construção de práticasde escrita colaborativa entre um grupo de alunos(as) do Ensino Médio, a partir do uso de algumas ferramentas da Internet. Mais especificamente, esta investigação analisa um corpus gerado a partir de um projeto de ensino de um jornal digital escolar desenvolvido numa escola estadual localizada no município de Campinas (SP), entre os meses de agosto e dezembro de 2008, com um grupo de voluntários composto por dezenove alunos(as) do Ensino Médio e por um professor de língua portuguesa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, situada no campo da Linguística Aplicada, que se caracteriza, mais especificamente, como uma pesquisaação, cuja intenção não se restringe apenas a compreender ou descrever o mundo da prática, mas, sobretudo, a tentar transformá-lo. Como base teórica deste estudo, apoio-me na discussão teórica sobre a revolução digital ocorrida com o advento da Web 2.0 e mostro como as mudanças inerentes à passagem da Web 1.0 para a Web 2.0 refletiram nos processos de criação na Internet, mais especificamente, nos processos de (multi)autoria e de colaboração na rede por meio uso de ferramentas que propiciam práticas de escrita colaborativa. Por fim, como dispositivos analíticos para a análise dos dados gerados, adoto o referencial proposto por Horton et al.(1991), e adaptado por Lowry et al. (2004), acerca do processo de escrita colaborativa, que se baseia em: atividades de escrita, estratégias de escrita, papéis dos participantes e modos de escrita colaborativa.

Palavras-chave: escrita colaborativa, Web 2.0, ferramentas digitais, escola.

Biografia do Autor

Petrilson Alan Pinheiro, UFMS

Petrilson alan Pinheiro possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Interdisciplinar Linguística Aplicada, também pela UFRJ, e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua na área de Lingüística Aplicada, em temas como letramento (digital) e ensino de língua materna.

Downloads

Publicado

2011-11-08

Como Citar

Pinheiro, P. A. (2011). A escrita colaborativa por meio do uso de ferramentas digitais: ressignificando a produção textual no contexto escolar. Calidoscópio, 9(3), 226–239. Recuperado de http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2011.93.07

Edição

Seção

Artigos