Trabalhando com seqüências didáticas: uma proposta de ensino e de análise de narrativas de aventuras de viagens

Glaís Sales Cordeiro, Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Vanda Lúcia Mattos

Resumo


Até 1997, na 3a série do ensino fundamental do “Colégio Arquidiocesano de São Paulo” (Brasil), o trabalho com produção de textos (predominantemente narrativos) focalizava sobretudo os aspectos gramaticais e ortográficos. Ao entrar em contato com a proposta de trabalho com gêneros textuais em seqüências didáticas de Dolz e Pasquier (1994), Schneuwly (1994), Dolz e Schneuwly (1996), Schneuwly e Dolz (1999), os coordenadores e professores da 3a série elaboraram uma seqüência didática para o ensino/aprendizagem de narrativas de aventuras de viagens. Neste artigo, apresentamos sucintamente essa seqüência didática, assim como a síntese dos resultados mais importantes de doze produções de alunos analisadas antes e após a aplicação da seqüência. Temos como objetivo apontar os ganhos que esse dispositivo pode trazer para a prática do professor em sala de aula.

Palavras-chave: produção de textos escritos, seqüências didáticas, narrativas de aventuras de viagens.

Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues


 

SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo