Praticantes de língua inglesa e os processos de ensinoaprendizagem

Autores

  • Luciana de Jesus Lessa Censi Rede Estadual de Educação em Feira de Santana, Bahia Universidade do Estado da Bahia
  • Rosane Meire Vieira de Jesus Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Este artigo pretende trazer à tona as maneiras com que alguns praticantes de língua inglesa (LI) como língua estrangeira, do 7º ao 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública, compreendem os processos de ensinoaprendizagem nesse idioma. Diante da reconfiguração das práticas sociais no cenário da cultura digital, conhecer esses praticantes, ouvi-los e interpretá-los se mostraram como alternativas para entender como acontecem os processos de ensino-aprendizagem de LI conforme o cotidiano escolar e as expectativas desses praticantes para o desenvolvimento de habilidades linguísticas: reading, writing, speaking e listening. Considerando que os praticantes são caracterizados por desenvolver táticas e criações para subverter situações da realidade que lhes é dada, foram utilizados grupos de diálogo, na perspectiva do estudo qualitativo e de uma abordagem hermenêutica. Com a pesquisa, revela-se que os praticantes de LI querem aprender línguas que são chamadas de estrangeiras, mas que, na verdade, são línguas cotidianas para eles devido à cibercultura, por onde trilham cada vez mais para usos autorais em rede.

Palavras-chave: praticantes de língua inglesa, diálogo, cibercultura.

Biografia do Autor

Luciana de Jesus Lessa Censi, Rede Estadual de Educação em Feira de Santana, Bahia Universidade do Estado da Bahia

Professora efetiva de Língua Inglesa da Rede Estadual de Educação em Feira de Santana, Bahia. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação/ Universidade do Estado da Bahia. Rua Ágata, 10, Brasília, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Rosane Meire Vieira de Jesus, Universidade do Estado da Bahia

Professora Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação e do Departamento de Educação do Campus XIV/ Universidade do Estado da Bahia. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2018-05-04

Como Citar

Censi, L. de J. L., & Jesus, R. M. V. de. (2018). Praticantes de língua inglesa e os processos de ensinoaprendizagem. Calidoscópio, 16(1), 133–142. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.12

Edição

Seção

Artigos