Chamada para publicação/Call for papers - 2022

2021-10-14

Calendário:

Número Atemático (v. 20, n. 1 - 2022, jan/abril)

Número atemático, dedicado à publicação de artigos resultantes de pesquisa em Linguística Aplicada e alinhados à política editorial da Calidoscópio. 

Submissão de manuscritos, considerando as diretrizes para autores da revista: 15/10/2021 a 15/12/2021. 

Publicação prevista: abril de 2022.

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Número Temático (v. 20, n. 2 - 2020, mai/ago). 

Educação Linguística e de(s)colonialidades: caminhos e desafios praxiológicos

Language Education and (de)coloniality: Praxiological Paths and Challenges

Educación lingüística y (de)colonialidades: caminos y desafíos praxiológicos

Editores convidados: Prof. Dr. Alexandre José Cadilhe (UFJF) e Profa. Dra. Rosane Rocha Pessoa (UFG/CNPq)

A Revista Calidoscópio publicará, em 2022, um número especial dedicado ao tema da Educação Linguística e seus atravessamentos pelo debate dos estudos de(s)coloniais, ancorado numa perspectiva indisciplinar de Linguística Aplicada. Entendendo que a Educação Linguística engloba tanto a área de ensino e aprendizagem de línguas (primeira e adicionais) quanto a de formação docente inicial e continuada, pretendemos reunir praxiologias (epistemologias e práticas) indisciplinares nessas duas áreas, que dizem respeito a letramentos, práticas translíngues, interculturalidades, interdisciplinaridade e políticas linguísticas na educação básica, no ensino superior e em outros espaços formativos em conexão com praxiologias de(s)coloniais. Submissões podem incluir desdobramentos de pesquisas que buscam refletir criticamente sobre colonialidades do ser, do saber e do poder em diálogo com questões de linguagem, gênero, sexualidade, raça e interseccionalidades e acenam para a possibilidade de construção de uma educação linguística outra compromissada com a justiça social.

In 2022, Revista Calidoscópio is publishing a special issue dedicated to the topic of Language Education and its overlaps in the debate on (de)colonial studies, anchored in an undisciplinary perspective of Applied Linguistics. Understanding that Language Education encompasses both teaching and learning of languages (first and additional languages) as well as initial and continuing teacher education, we intend to bring together non-disciplinary praxiologies (epistemologies and practices) in these two areas, which concern literacies, translingual practices, interculturalities, interdisciplinarity, and language policies in basic education, higher education and other formative contexts in connection with (de)colonial praxiologies. Submissions may include studies that aim to critically reflect on colonialities of being, knowledge and power in dialogue with issues of language, gender, sexuality, race and intersectionalities and point to the possibility to construct a language education that is committed to social justice.

En el 2022, la Revista Calidoscópio publicará un número especial dedicado al tema de la Educación Lingüística y sus cruces en el debate sobre los estudios coloniales, anclado en una perspectiva indisciplinaria de la Lingüística Aplicada. Entendiendo que la Educación Lingüística abarca tanto la enseñanza como el aprendizaje de lenguas (maternas y complementarias) como la formación inicial y continua del profesorado, pretendemos unir praxiologías (epistemologías y prácticas) no disciplinarias en estas dos áreas, que conciernen las alfabetizaciones, prácticas translingüísticas, interculturalidades, interdisciplinariedad y políticas lingüísticas en la educación básica, la educación superior y los otros espacios formativos en conexión con las praxiologías coloniales. Las presentaciones pueden incluir los desarrollos de investigaciones que busquen reflexionar críticamente acerca de las colonialidades del ser, del conocimiento y del poder en diálogo con temas sobre el lenguaje, el género, la sexualidad, la raza y las interseccionalidades, que planteen la posibilidad de construir una educación lingüística otra comprometida con la justicia social.

Submissão de manuscritos, considerando as diretrizes para autores da revista: 20/12/2021 a 20/04/2022.

Publicação prevista: agosto de 2022.

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 Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez)

Número atemático, dedicado à publicação de artigos resultantes de pesquisa em Linguística Aplicada e alinhados à política editorial da Calidoscópio. 

Submissão de manuscritos, considerando as diretrizes para autores da revista: 25/04/2022 a 25/06/2022. 

Publicação prevista: dezembro de 2022.

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Solicitamos a leitura atenta de todas as diretrizes para autores antes da submissão do artigo disponíveis em http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/about/submissions