Sobre a Revista

A revista Calidoscópio, Qualis A2, está indexada em importantes bases de dados/diretórios. É uma publicação quadrimestral da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Sob o título Calidoscópio, coloca-se a concepção de Linguística Aplicada como área de conhecimento articuladora de múltiplos domínios de saber. Apresenta-se sob a perspectiva de que é possível, a partir de diferentes prismas teóricos, produzir, à semelhança de um calidoscópio, novas leituras e diferentes propostas, resultantes de diversas combinações.

Foco e Escopo

A Calidoscópio é uma revista de Linguística Aplicada em seu sentido mais amplo, não restrito apenas a questões de ensino-aprendizagem de línguas. Sua missão é investigar problemas teóricos e empíricos de uso da linguagem nos mais diversos contextos sociais, reconhecendo e focalizando, justamente, a centralidade da linguagem para a busca de melhor entendimento e possíveis soluções para as questões estudadas.

O escopo da Calidoscópio se articula com o escopo da Linguística Aplicada assim entendida: uma área multidisciplinar cujo foco é a linguagem em funcionamento na sociedade. O conhecimento aí produzido se organiza e se identifica mais em função dos temas e dos contextos de investigação e aplicação do que em função das teorias e dos métodos usados para investigá-los. Por isso, a revista tem a denominação de Calidoscópio, metaforizando a concepção de que múltiplos prismas teóricos e metodológicos podem produzir, à semelhança de um calidoscópio, novas leituras e diferentes propostas sobre o uso da linguagem, resultantes de diferentes combinações dos diversos domínios do saber.

A publicação, baseada na avaliação por pares, é quadrimestral e se articula com a área de concentração do Programa de Pós- Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos: Linguagem, Tecnologia e Interação.

A Calidoscópio, classificada como QUALIS A2, está aberta à submissão de artigos de colaboradores do Brasil e do exterior através de seu sistema eletrônico, cujo endereço é http://revistas.unisinos.br/calidoscopio. Os autores e coautores que assinam o texto devem ser, no mínimo, mestres. As submissões, desde 2020, são orientadas por chamadas para números temáticos e atemáticos, com divulgação na página da revista e em suas redes sociais.

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas externos.
A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:

    • Recomendação dos pareceristas;
    • Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);
    • E aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará seis diferentes avaliações:
      1. Aceitar;
      2. Correções obrigatórias;
      3. Submeter novamente para avaliação;
      4. Enviar para outra revista;
      5. Rejeitar
      6. Ver comentários

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.