As Ciências Sociais e os modelos de cidade
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2011.71.03Resumo
Das análises da Cidade de uma perspectiva institucional às análises do fenômeno urbano como complexidade histórico-social, inúmeras foram as contribuições de historiadores e cientistas sociais para a compreensão das questões urbanas no decorrer dos séculos XIX e XX. Este artigo busca discutir a história da refl exão sobre a Cidade como forma específi ca de organização social, atentando para a elaboração de uma visão panorâmica que remonta ao surgimento de um pensamento científico mais específico sobre a cidade como forma social desde o século XIX e que, particularmente, adquire especial desenvolvimento no século XX. Em um segundo momento, discute-se o uso das imagens na construção do conhecimento sobre a Cidade, e, em relação a este aspecto, o objetivo do texto é elaborar uma análise dos vários modelos de Cidade ao longo da reflexão urbanística do século XX nas Ciências Sociais e Humanas, incluindo a Sociologia, a Antropologia e mais particularmente a História.
Palavras-chave: cidade, Ciências Sociais, imagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.