A CONCEPÇÃO DO ARQUIVO BIOGRÁFICO: UM ESTUDO SOBRE AS FONTES DO MUSEU ARTÍSTICO E HISTÓRICO DE ITABAIANA – ANTÔNIO NOGUEIRA
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2025.1.13Palavras-chave:
Arquivo; Memória; Fontes históricas.Resumo
O artigo visa ponderar sobre as contribuições e dimensões da pesquisa historiográfica com base em arquivos biográficos, os quais são responsáveis por fomentar a memória e a identidade das comunidades que deles e neles se desenvolveram. Para tanto, realizaremos um estudo de caso junto ao Museu Artístico e Histórico de Itabaiana, Antônio Nogueira, localizado no estado de Sergipe, cuja dinâmica e o potencial museológico se torna um exemplo significativo e prático dos percursos de construção e uso desses espaços de memória.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de História- UNISINOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelo (s) autor (es), dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. O (s) autor (es) declara que, em caso de aceitação do artigo, a Revista Latino-Americana de História passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem a citação deste periódico como meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e acadêmicas, desde que citada a RLAH como fonte. Informamos que a revista possui a licença Creative Commons Attribution 3.0 License de direitos autorais.