ENTRE MIASMAS E MÉDICOS
A MUNICIPALIDADE E A SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL OITOCENTISTA (RECIFE, 1829-1849)
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2021.1025.05Palavras-chave:
Saúde pública, História da saúde, Brasil Oitocentista, Hist´ória RegionalResumo
Este artigo discorre sobre a municipalidade e sua atuação no âmbito da saúde pública no Brasil oitocentista. Tomamos como objeto de pesquisa a Câmara Municipal do Recife e suas medidas para lidar com os problemas médico-sanitários da cidade entre os anos de 1829-1849. Além de referências bibliográficas sobre o tema, analisamos um conjunto de fontes primárias – leis, atas das reuniões municipais, relatórios, periódicos, relatos de viajantes etc. - que nos permitem um vislumbre sobre a questão e o governo camarário em sua estrita interlocução com o corpo social, o saber e as instituições médicas vigentes para lidar com as problemáticas da insalubridade e saúde na cidade.
Referências
ARRAIS, Raimundo. O pântano e o riacho: a formação do espaço público no Recife do século XIX. – São Paulo: Humanitas /FFLC/USP, 2004.
CASTRO, Vanessa de. Das igrejas ao cemitério: políticas públicas sobre a morte no Recife do século XIX. Recife: Fundação de Cultura da Cidade do Recife, 2007.
CORBIN, Alain. Saberes e odores: o olfato e o imaginário social nos séculos dezoito e dezenove. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
COSTA, Jurandir Freire. Ordem Médica e norma familiar. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
COSTA, Maria Clélia Lustosa. A cidade e o pensamento médico: uma leitura do espaço urbano. Mercator - Revista de Geografia da UFC, ano 01, número 02, 2002. Disponível em: http://www.mercator.ufc.br/index.php/mercator/article/viewFile/181/147. Acesso em: 19/01/2016.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. Curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 23ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
FREYRE, Gilberto. Oh de casa! Em torno da casa brasileira e de sua projeção sobre o tipo nacional de homem. Recife: Instituto Joaquim Nabuco de pesquisas Sociais, 1979.
GUIMARÃES, Keila Danielle Souza. Conselho de Salubridade Pública de Pernambuco: um olhar médico sobre a cidade do Recife entre os anos de 1845-1850. 2010. 170 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2010.
MELLO, Virgínia Pernambucano de. Água vai! História do saneamento em Pernambuco - 1537-1837. Recife: Gráfica e Editora Apipucos, 1991.
MIRANDA, Carlos Albert Cunha. A arte de curar nos tempos da colônia: limites e espaços de cura. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2004.
PECHMAN, Robert Moses. Os excluídos da rua: ordem urbana e cultura popular. In:
BRESCIANI, Stela (Org.). Imagens da cidade: séculos XIX e XX. São Paulo: ANPUH/SP - Marco Zero, FAPESP, 1993.
REIS, José Carlos. A morte é uma festa: ritos fúnebres e revolta popular no Brasil do século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
SANTOS NETO, Pedro Miguel dos. O Processo da Profissionalização Médica em Pernambuco - Um Estudo sobre a Categoria Médica Pernambucana, sua Organização, seus Interesses. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública), Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Osvaldo Cruz, 1993.
SANTOS, Manuela Arruda dos. Recife: entre a sujeira e a falta de (com)postura, 1831-1845. 2009. 147 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2009.
SOUZA, Ângela de Almeida Maria. Posturas do Recife imperial. 2002. 312 f. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
SOUZA, Williams Andrade de. Administração, normatização e civilidade: a Câmara Municipal do Recife e o governo da cidade (1829-1849). 2012. 178 f. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura Regional) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2012.
TORRES, João Camillo de Oliveira. A democracia coroada: teoria política do Império do Brasil. Rio de Janeiro: Livraria José Olímpio Editora, 1957.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de História- UNISINOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelo (s) autor (es), dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. O (s) autor (es) declara que, em caso de aceitação do artigo, a Revista Latino-Americana de História passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem a citação deste periódico como meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e acadêmicas, desde que citada a RLAH como fonte. Informamos que a revista possui a licença Creative Commons Attribution 3.0 License de direitos autorais.