Horror cinematográfico e experimentação no videoclipe Thriller, de Michael Jackson

Autores

  • Herom Vargas Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
  • Rafael Gonçalves Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2016.30.73.07

Resumo

Este artigo analisa o uso de elementos do gênero horror cinematográfico no videoclipe Thriller (1982), de Michael Jackson, como experimentação dentro do campo da música pop. Com base na semiótica da cultura, fundamentada nos conceitos de texto cultural, semiosfera, fronteira e modelização, trabalhados por Iuri Lotman, a análise identificou inovações no uso do horror como forma de humor e, na música, a modelização das criaturas, transitando entre o horror, o fantástico e a realidade.

Palavras-chave: horror, videoclipe, Michael Jackson.

Biografia do Autor

Herom Vargas, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Doutor em comunicação e semiótica pela PUC-SP e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), SP.

Rafael Gonçalves, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Jornalista e Mestre em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

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Publicado

2015-11-08

Edição

Seção

Artigos