A atual representação da mulher em comercias de cerveja: relações socioculturais e mercadológicas
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2016.30.73.05Resumo
O presente artigo foi realizado por meio de embasamento teórico e pesquisa empírica, para que fosse possível alcançar o seguinte objetivo: analisar a retratação da mulher em comercias de cerveja da atualidade. Partindo da premissa de que a publicidade reflete os valores sociais existentes, propomos uma reflexão sobre o papel da mulher brasileira em sua sociedade. O estudo foi pautado em conceitos que tratam sobre questões de dominação, poder, divisão de papéis e relações sociais entre homens e mulheres. Utilizamos a análise de conteúdo como método de pesquisa e definimos randomicamente um corpus composto por 35 comerciais de cervejas de marcas brasileiras. Codificamos para as análises categorias que consideramos representar as diferentes formas pelas quais a mulher é retratada nos vídeos publicitários, como sugere Bardin (1995) ao explicar a análise de conteúdo. Podemos concluir que a cerveja ainda faz parte do universo masculino e que a publicidade reforça a distinção de papéis e a dominação masculina. Contudo, por meio das representações, notamos que o público feminino conseguiu obter, mesmo que de forma ainda pouco significativa, espaço dentro da publicidade destinada ao setor em questão, por se apresentar como consumidora do produto.
Palavras-chave: Cultura e Sociedade, representação de gênero, publicidade de cerveja, Análise de Conteúdo.
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