A atual representação da mulher em comercias de cerveja: relações socioculturais e mercadológicas

Autores

  • Renata Barreto Malta Universidade Federal de Sergipe
  • Kívia Monique Rodrigues da Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2016.30.73.05

Resumo

O presente artigo foi realizado por meio de embasamento teórico e pesquisa empírica, para que fosse possível alcançar o seguinte objetivo: analisar a retratação da mulher em comercias de cerveja da atualidade. Partindo da premissa de que a publicidade reflete os valores sociais existentes, propomos uma reflexão sobre o papel da mulher brasileira em sua sociedade. O estudo foi pautado em conceitos que tratam sobre questões de dominação, poder, divisão de papéis e relações sociais entre homens e mulheres. Utilizamos a análise de conteúdo como método de pesquisa e definimos randomicamente um corpus composto por 35 comerciais de cervejas de marcas brasileiras. Codificamos para as análises categorias que consideramos representar as diferentes formas pelas quais a mulher é retratada nos vídeos publicitários, como sugere Bardin (1995) ao explicar a análise de conteúdo. Podemos concluir que a cerveja ainda faz parte do universo masculino e que a publicidade reforça a distinção de papéis e a dominação masculina. Contudo, por meio das representações, notamos que o público feminino conseguiu obter, mesmo que de forma ainda pouco significativa, espaço dentro da publicidade destinada ao setor em questão, por se apresentar como consumidora do produto.

Palavras-chave: Cultura e Sociedade, representação de gênero, publicidade de cerveja, Análise de Conteúdo.

Biografia do Autor

Renata Barreto Malta, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo

Professora efetiva do Departamento de comunicação da Universidade Federal de Sergipe

Professora permanente do PPGCOM - programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe

Kívia Monique Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda do Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe

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Publicado

2015-11-18

Edição

Seção

Artigos