As molduras possíveis para o Petrolão: uma análise de enquadramento de Carta Capital e Veja
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2016.30.73.02Resumo
Este artigo tem como objetivo verificar quais foram os enquadramentos realizados pelas revistas Veja e Carta Capital a respeito da operação Lava-Jato. Enquadramento é um conceito amplo, que começou a ser utilizado no campo da Comunicação nos anos 1980. A primeira definição do termo dentro do campo foi a de Gaye Tuchman (1978), que dizia que o enquadramento das notícias define e constrói a realidade; a origem do conceito, entretanto, vem de Erving Goff man (1974), que estudou o framing sob a ótica das ciências sociais. Foram analisadas, tendo como base as categorias de Robert Entman (1993), as matérias de capa que faziam referência ao tema, no período de janeiro de 2014 a junho de 2015, resultando em 9 matérias da Carta Capital e 19 matérias da Veja. A análise forneceu subsídios para se pensar a relação contemporânea estabelecida entre a mídia e a política, bem como a pertinência teórica do conceito de enquadramento para a análise da cobertura jornalística dos fatos políticos.
Palavras-chave: Lava-jato, enquadramento noticioso, construção social da realidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.