Os impactos da inflação na desigualdade de renda
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2017.131.04Resumo
O estudo realizado neste trabalho tem por objetivo mensurar o impacto da inflação sobre a desigualdade de renda, medida pelo índice de Gini. Para tal, utiliza-se um painel com 41 países e dados anuais do período de 2004 a 2013. Então, são estimados modelos lineares em que a desigualdade de renda é explicada pela inflação, controlando a existência de efeitos fixos dos países e incluindo dummies de tempo. Os resultados indicam que não há correlação positiva entre as variáveis, como encontrado em trabalhos anteriores que utilizaram dados em cross section e, levando em consideração a metodologia empregada nos modelos, a relação entre inflação e desigualdade de renda não é robusta e tampouco existe casualidade entre as variáveis. Nesse sentido, segundo o método de pesquisa e dados utilizados, não é possível alterar um padrão de desigualdade de renda apenas controlando a inflação.Downloads
Publicado
2017-11-27
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.