Impactos da liberalização comercial e da acumulação de fatores no crescimento brasileiro: uma aplicação do GTAP
DOI:
https://doi.org/10.4013/4302Resumo
A intensificação das discussões acerca do crescimento econômico e também sobre a sua estagnação, que dura há mais de duas décadas, criam a necessidade de conhecer os principais propulsores do desenvolvimento. Os propulsores mais conhecidos pela teoria são a acumulação dos fatores capital e trabalho e os ganhos de produtividade. Além desses, o comércio internacional tem sido destacado como um motor alternativo, mesmo que indiretamente. Assim sendo, o presente trabalho objetiva a investigação dos impactos de incrementos simulados em cada um desses determinantes, em cenários com base na conjuntura econômica brasileira. Averiguou-se que o capital é o principal impulsionador das exportações e do setor de manufaturados, mas que o verdadeiro motor da economia é o trabalho não qualificado.]
Palavras-chave: crescimento econômico, abertura econômica, capital, trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.