O mercado acionário e o desempenho dos ativos financeiros no Brasil com emprego da análise técnica
DOI:
https://doi.org/10.4013/4291Resumo
Este estudo objetiva investigar o desempenho do modelo de análise técnica empregado na gestãode uma carteira criada a partir das ações com maior participação na carteira teórica do Ibovespa. Também visa avaliar o resultado e o retorno da carteira de ações comparados com outras estratégias e ativos disponíveis no mercado financeiro. O período escolhido para a análise do resultado da carteira foi de 2/1/2007 até 29/8/2008, e as doze ações, por ordem de participação na carteira teórica do Ibovespa em 28/12/2006, foram as da Petrobras PN, Vale R. Doce PNA-N1, Bradesco PN-N1, Usiminas PNA, Telemar PN, Itaubanco PN-N1, Vale R. Doce ON-N1, GerdauPN-N1, Siderúrgica Nacional ON, Net PN-N2, Vivo PN e Petrobras ON. As evidências encontradas indicaram que o gerenciamento da carteira de ações, mediante o modelo das Médias Móveis da análise técnica, apresentou um rendimento de 69,27%. Portanto, tal desempenho foi muito superior ao rendimento alcançado pela estratégia comprar e esperar (buy & hold) da mesma carteira de ações de 44,61% e ao de quaisquer outras aplicações no mercado financeiro como os próprios fundos de investimentos ou indicadores com base em preços de ações como o Ibovespa.
Palavras-chave: análise técnica, ações, Ibovespa, carteira teórica, médias móveis, mercado decapitais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.