Vantagens comparativas e desempenho das exportações do setor pesqueiro brasileiro no mercado norte-americano
DOI:
https://doi.org/10.4013/4288Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a competitividade das exportações brasileiras de pescado no mercado dos Estados Unidos no período de 2000 a 2008. Para identificar os produtos que apresentam vantagem comparativa revelada e analisar a qualidade de especialização, foram utilizados os indicadores de Vantagem Comparativa Revelada (VCR), Desempenho Comercial (DES) e Qualidade da Especialização (QE). Os resultados mostraram que o setor pesqueiro brasileiro está em situação competitiva ótima no mercado norte-americano. Os produtos em situação de retirada e com oportunidades perdidas (peixes vivos e filés de peixe) representam importantes oportunidades de negócios e investimentos no comércio entre o Brasil e os Estados Unidos.
Palavras-chave: competitividade, pescado, Estados Unidos, Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.