Convergência de abertura econômica entre países: uma aplicação das cadeias de Markov
Resumo
Existe convergência de abertura econômica no mundo? Este trabalho busca responder essa pergunta com a utilização da metodologia de Cadeias de Markov para quatro indicadores diferentes: corrente de comércio do Banco Mundial, alíquota tarifária ponderada média do Banco Mundial, prevalência de barreiras não tarifárias do Fórum Econômico Mundial e o de liberdade econômica do Fraser Institute. Dos quatro testes de convergência realizados, três deles indicaram uma tendência de convergência para classes mais centrais, em torno da média, enquanto as classes extremas inferiores e superiores perderam representatividade. O indicador de alíquota tarifária ponderada média apresentou uma tendência de forte convergência para as duas classes mais baixas, indicando um processo de intensa diminuição tarifária. Conclui-se que, caso a dinâmica observada nos períodos analisados se mantenha, deve-se esperar uma maior homogeneidade entre os países em termos de liberdade econômica em patamares superiores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.