A importância das expectativas de inflação e dos preços administrados para a política monetária brasileira: Uma análise através da função de reação do Banco Central
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.v16i1.19187Resumo
Na última década, a inflação brasileira passou por períodos de forte elevação, bem como por momentos de queda expressiva, chegando a ficar abaixo da meta, como aconteceu em 2017. Observou-se também períodos de juros reais bastante elevados e bastante baixos, períodos de forte controle de preços administrados e de correção desses preços. O objetivo deste trabalho é avaliar as influências que os preços administrados e as expectativas de inflação têm exercido sobre as decisões de política monetária, mais especificamente sobre a definição da taxa básica de juros da economia. Com vistas a contemplar este objetivo, foi calibrada uma função de reação ou regra de Taylor, nos moldes da que faz parte do modelo semiestrutural de pequeno porte utilizado pelo Banco Central e o método de estimação empregado foi o de Autorregressão Vetorial com Correção de Erro (VEC) na sua versão estrutural. Os resultados demonstram que a definição da taxa Selic tem se baseado consideravelmente no desvio da expectativa de inflação em relação à meta e nos preços administrados diretamente e indiretamente pelo seu impacto nas expectativas. A influência dessas variáveis na definição da taxa Selic é bem maior do que a das variações na atividade econômica.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.