Uma revisão da literatura sobre modelos EGC aplicados a questões fiscais regionais
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.v15i2.17400Resumo
Modelos de Equilíbrio Geral Computável (EGC) têm sido aplicados largamente a diversas questões econômicas e por diversos atores. Tal modelagem é apresentada pela literatura como a ferramenta adequada para avaliar opções de políticas econômicas, já que proporciona uma estrutura ideal para analisar os efeitos de mudanças políticas sobre a alocação de recursos. Os modelos EGC possuem uma representação numérica das condições de equilíbrio de uma economia, convertendo a concepção teórica de equilíbrio geral walrasiano em equações comportamentais dos agentes econômicos e sendo assim relevantes para a análise de problemas a longo prazo. Dessa forma, proporcionam importantes lições aos formuladores de políticas, pois possibilitam a comparação, em termos quantitativos, da importância relativa dos efeitos das políticas econômicas e a identificação de quem ganha e de quem perde. Nesse paper, avalia-se a produção teórica recente sobre essa modelagem aplicada à questões fiscais de economias regionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.