“Desejando pôr a minha alma no caminho da salvação”: modelos católicos de testamentos no século XVIII
Resumo
Neste texto, transcrevemos e comentamos três modelos de redação de testamentos contidos em três manuais de devoção/preparação para a morte, publicados em Portugal, entre os séculos XVII e XVIII, que tiveram grande circulação e alcance social. Nosso primeiro objetivo é demonstrar a recorrência e a similaridade da estrutura textual que os três manuais sugerem para a redação do testamento, em especial da parte escatológica. O segundo é apontar possíveis caminhos de novas pesquisas que levem em consideração estes padrões documentais divulgados na literatura cristã e a apropriação destas instruções pelos testadores luso-brasileiros.
Palavras-chave: testamentos, manuais católicos, fórmula testamentária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.