Política, imprensa e a participação dos militares na Abdicação de Dom Pedro I
Resumo
O objetivo desse trabalho é contribuir para aprofundar a compreensão da Abdicação, analisando como e por que setores do exército se uniram aos grupos liberais contra o imperador, focalizando os acontecimentos que imediatamente precederam esse evento. Para isso, centraremos nossa análise no periódico Republico e nas ligações de seu redator Borges da Fonseca com os militares. O argumento central do artigo é o de que a imprensa teve um papel fundamental no “7 de abril”, ao se transformar em locus privilegiado das disputas políticas. A análise mostrará que esse periódico ajudou a formar uma identidade política pautada pela defesa do nacional contra o despotismo dos portugueses, transformando em causa nacional conflitos internos que já ocorriam no exército, abrindo espaço para a criação de solidariedades que impulsionaram o processo de transformação política que culminou com a Abdicação.
Palavras-chave: Brasil Império, Abdicação, militares, imprensa, d. Pedro I.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.