Geisel, Banzer e as transferências de armas brasileiras para a Bolívia, 1974-1979: uma contribuição ao estudo da Guerra Fria Latino-Americana
DOI:
https://doi.org/10.4013/hist.2024.281.07Resumo
O artigo examina as transferências de armas de fabricação brasileira para a Bolívia durante os governos de Ernesto Geisel e Hugo Banzer Suárez, especialmente entre 1974 e 1979. O texto é resultado de pesquisa com documentos consultados no Arquivo Nacional, em Brasília. Sob a perspectiva brasileira, o estudo de caso confirma a existência de uma vinculação entre indústria de defesa, exportação de armas e política externa. Todavia, a concessão de uma linha de crédito especial destinada ao financiamento das exportações de armamento acabou alavancando as referidas transferências. Em termos teórico-metodológicos e empíricos, o presente estudo de caso dialoga com o enfoque denominado de Guerra Fria Latino-Americana.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.