Candidaturas avulsas e ação eleitoral de oposicionistas nos anos finais da Primeira República: as carreiras políticas dos postulantes independentes ao Congresso Legislativo do Paraná em 1929

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/hist.2022.263.12

Resumo

Neste artigo é desenvolvida uma investigação acerca das carreiras políticas dos 14 indivíduos que se apresentaram como candidatos avulsos no pleito para as 30 vagas do Congresso Legislativo do Paraná, em 1929. O objetivo deste estudo é avançar na compreensão sobre as formas de competição eleitoral em contextos políticos marcados pela baixa integração entre os opositores dos partidos situacionistas da época da Primeira República. As fontes aqui utilizadas consistem em periódicos de circulação regional e nacional. Tais fontes informam sobre as nomeações obtidas pelos candidatos independentes, os partidos aos quais pertenceram e os mandatos eletivos que desempenharam. O presente artigo emprega o método prosopográfico. Nesse âmbito, é efetuado o levantamento de informações referentes às origens e aos destinos políticos dos indivíduos que se apresentaram como postulantes avulsos na referida disputa. Há três resultados centrais apresentados nesta análise. Primeiro, cumpre evidenciar que, em boa medida, os postulantes avulsos representavam determinados grupos profissionais. Segundo, trata-se de destacar que, em 1929, a eleição de oposicionistas era derivada do não preenchimento de uma chapa de candidatos governistas aos cargos do Poder Legislativo. Terceiro, convém salientar que o destino político de uma parte dos 14 postulantes consistiu em aderir a partidos governistas fundados após o ano de 1930. 

Biografia do Autor

Sandro Aramis Richter Gomes

Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas. Rua General Carneiro, nº 460, Centro. 80060-150, Curitiba, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-11-04