Palinologia de níveis do Holoceno da Planície Costeira do Rio Grande do Sul (localidade de Passinhos), Brasil
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados da análise palinológica de 51 amostras obtidas em um testemunho de sondagem de 270 cm de espessura, realizado na localidade de Passinhos, município de Osório, Planície Costeira do Rio Grande do Sul, Brasil. Ao longo do perfil foram selecionadas três amostras para datação com 14C e a mais basal forneceu uma idade de 10.600±90 anos A.P. Foram identificados 71 palinomorfos, agrupados conforme seus respectivos hábitos e/ou hábitats e tratados estatisticamente de modo a fornecer diagramas polínicos de porcentagem e concentração. As quatro zonas palinológicas identificadas evidenciam a gradativa colmatação de um lago e as mudanças vegetacionais daí decorrentes e, finalmente, os efeitos da colonização humana. Permitiram, ainda, sua correlação com dados anteriores, obtidos em outras áreas da Planície Costeira.
Palavras-chave: Palinologia, Holoceno, Rio Grande do Sul, Brasil.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Gæa – Journal of Geoscience o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da revista Gæa – Journal of Geoscience acima explicitadas.